sexta-feira, 9 de julho de 2010

Black Lotus


Black Lotus é o nome de uma carta de Magic: the Gathering que se tornou um símbolo do jogo em si, e a sua imagem é normalmente usada para representar o jogo como para publicitá-lo. Esta carta esteve presente nas primeiras edições postas à venda: Alpha, Beta (duas versões do primeiro conjunto de cartas Magic postas à venda, com poucas alterações entre si) e Unlimited (uma reedição da edição Beta, depois de esta ter esgotado). Com a excepção de certas cartas únicas, esta carta, especialmente as das edições Alpha ou Beta, é a que atinge maiores valores de venda nos mercados secundários, podendo mesmo a alcançar valores superiores a 1000 Euros a unidade, dependendo do estado de conservação da mesma.
Esta carta, em conjunto com mais outras oito, formam um conjunto denominado de "Power Nine" (traduzindo, As Nove Poderosas), cujas cartas são notáveis por possuírem um poder muito acima do normal.

A Black Lotus, em termos de jogabilidade, tem um poder sem precedentes, visto ter a capacidade de ceder três manas de qualquer uma cor a custo zero. Tal aceleração de mana (o "dinheiro" do jogo), em baralhos mais competitivos, traduz-se numa vantagem suficientemente grande para poder ser possível, embora não seja muito comum, ganhar na primeira jogada. De qualquer das maneiras, esta carta causa grandes desequilíbrios de desenvolvimento de jogo se jogada de início e pode ser usada em virtualmente qualquer baralho, visto não ter quaisquer restrições de cor.

Devido ao seu grande poder, o uso desta carta foi restringido desde o início das competição de "Magic". Actualmente, esta carta está banida em todos os formatos, excepto em "Vintage", onde apenas está restrita, isto é, só é permitido usar no máximo uma destas no baralho, em vez do máximo habitual de quatro cartas iguais por baralho. Mesmo assim, esta carta é colocada em cada quase todos os baralhos usados em torneios com o formato "Vintage".

Nenhum comentário:

Postar um comentário